SACRAMENTOS

 
Baptismo

O baptismo é um sacramento: um sinal visível – a água e as palavras do celebrante – que, por sua vez, é sinal de uma realidade invisível mas real: o amor e a salvação de Deus. O Baptismo é o primeiro sacramento. Pelo baptismo, abrem-se-nos as portas da vida cristã e passamos a fazer parte da Igreja, a comunidade dos que seguem Jesus Cristo. 

O baptismo faz-nos filhos de Deus. Pelo Baptismo, nascemos para uma vida nova e vivemos a felicidade de ter a Deus como Pai. O baptismo une-nos a Jesus Cristo, faz de nós seus irmãos, faz-nos participar do seu mistério pascal: morremos com Ele, somos sepultados com Ele, e ressuscitamos com Ele. Com Ele passamos da morte do pecado para a Sua vida sem fim.  O Baptismo dá-nos o Espírito Santo que é a luz que nos ilumina, a graça que nos renova, a força que nos impele a viver o Evangelho e a amar todos os homens e mulheres.

Padrinhos

A instituição dos padrinhos surgiu na Igreja quando se introduziu o costume de baptizar as crianças. Era necessário que alguém, diferente dos pais, e que representasse tanto a família de quem ia ser baptizado, como a comunidade cristã, se responsabilizasse pelo crescimento na fé da criança baptizada. 

Os pais devem levar muito a sério a escolha de bons padrinhos para os seus filhos, para que os padrinhos não se tornem numa instituição de simples formalismo.  Nesta escolha, não se devem guiar apenas por razões de parentesco, amizade ou prestígio pessoal, mas por um desejo sincero de garantir aos filhos que tenham padrinhos capazes de influir, mais tarde, de modo eficaz, na educação cristã do afilhado.
Cada criança pode ter um padrinho homem ou mulher ou dois homem e mulher. Convém que:

Tenha completado os 16 anos de idade

Tenha capacidade para cumprir a missão própria dos padrinhos e o propósito de a realizar

Seja católico e tenha recebido os sacramentos da iniciação cristã: Baptismo, 1ª Comunhão e Crisma.

Seja casado católicamente em plena comunhão com a igreja

Preparativos

Veste Batismal

A veste baptismal deve ser branca. O sentido do branco na liturgia tem a ver com a pureza. Pelo baptismo a criança é incorporada na Igreja e nasce para uma vida nova, a vida da graça. Esse sentido de nova vida traz consigo a pureza interior simbolizada na veste branca que a criança deve trazer.

Transferências de Baptismo

Quando o baptismo é realizado numa paróquia exterior à paróquia de residência dos pais da criança, o processo de baptismo deve ser transferido. Os pais devem contactar o seu pároco, pois o processo desenvolve-se com critérios específicos que devem ser respeitados.

Fotógrafos

Os pais podem escolher o fotógrafo que desejam, contudo, este deve obedecer às normas estabelecidas pela paróquia.

Flores

Quando os pais desejam ornamentar, com flores, a Igreja, devem contactar, com antecedência, os serviços da Igreja responsáveis.

Os processos de baptismo devem ser tratados com a equipa pastoral com 1 mês e meio de antecedência em relação à data prevista.

Para mais informações por favor contacte
paroquianspenhafranca@gmail.com

 
Crisma

A caminhada de preparação para o Crisma para os jovens de 16 anos (a frequentar o 10º ano de escolaridade) decorre nos horários do final da tarde, em simultâneo com a catequese de crianças e adolescentes, a partir do mês de outubro

Para os jovens adultos, a partir dos 17 anos, a Paróquia convida os que ainda não tenham recebido o Sacramento do Crisma fazerem esta caminhada de preparação. 
Os adultos que desejem ser crismados, baptizados ou fazer a 1ª comunhão devem inscrever-se na catequese (durante pelo menos um ano)

Horários

Para mais informações por favor contacte
catequesepenhadefranca@gmail.com

Sextas 19h - 20h; Sábados 17h30-18h30

.

Matrimónio

A celebração do matrimónio católico tem dois processos prévios visto que o matrimónio católico tem também efeitos civis. O processo civil trata-se na Conservatória do Registo Civil e o processo religioso trata-se habitualmente na paróquia da noiva. Se o casamento for celebrado na paróquia do noivo é conveniente tratar aí o processo. A paróquia onde será celebrado o matrimónio é da escolha dos noivos uma vez obtida a anuência do respectivo pároco.  Para testemunhar o acto é necessário apresentar duas testemunhas que entre nós, vulgarmente, se chamam padrinhos.

Preparativos

Flores

Quando os pais desejam ornamentar, com flores, a Igreja, devem contactar, com antecedência, os serviços da Igreja responsáveis.

Inicio de Processos

Deve iniciar-se quatro meses antes da data prevista para o casamento e contactar o Pároco. Os noivos devem dirigir-se, pessoalmente, ao cartório paroquial nos horários de atendimento.

CPM

Fotógrafos

Os noivos podem escolher o fotógrafo que desejam, contudo, este deve obedecer às normas estabelecidas pela paróquia.

Documentos

É necessário o Bilhete de Identidade dos noivos e as respectivas Certidões de Baptismo e Atestados de Estado Livre, estas últimas facilmente obtidas através da paróquia que organiza o processo.

Os noivos deverão participar num Curso de Preparação para o Matrimónio. Estes realizam-se em várias Paróquias e Movimentos da Cidade de Lisboa.  

Caso pretendam realizar o CPM na nossa Paróquia , basta que os noivos preencherem a ficha do curso que pretendem frequentar:

Para mais informações por favor contacte
paroquianspenhafranca@gmail.com

 
NEWSLETTER
REDES SOCIAIS
  • Facebook

© 2020 Paróquia da Penha de França. Criado com WIX