O Centro Social

Para responder às necessidades concretas dos habitantes da Paróquia, com opção preferencial pelos mais pobres (não só de bens materiais, mas também os que estão isolados, doentes e marginalizados).

Cultivar e promover a fraternidade, aceitando a colaboração de todos os que se sentirem dispostos a partilhar dons e capacidades

Proporcionar espaços de convívio e de reflexão a quem estiver interessado em clarificar e enriquecer pontos de vista cristãos.

Para atingir estes objectivos, o Centro Social mantém um conjunto de serviços que visam dar resposta a situações inerentes a uma comunidade constituída por um conjunto diversificado de grupos com características étnicas, etárias, sociais, económicas e culturais muito diferenciadas.

Jardim de Infância e ATL

A Creche é a resposta social desenvolvida em equipamento, de natureza socioeducativa, para acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período diário correspondente ao impedimento dos pais ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto, vocacionado para o apoio à criança e à família.

É preocupação desta valência, proporcionar às crianças oportunidades e vivências que promovam um bom desenvolvimento físico-emocional, intelectual, social e espiritual, através de um trabalho individualizado e/ou de grupo, adequado à sua idade e às suas necessidades.

O dia-a-dia destas crianças é estruturado num clima de afectividade e individualidade, de modo a ser um prolongamento do ambiente familiar. Pretende-se também que as crianças tomem contacto com materiais novos e diversos, de modo a que possam vivenciar situações, também elas novas e diferentes, que as vão enriquecendo a nível do seu desenvolvimento global – emocional, cognitivo e motor. O espaço ATL vai até aos 15 anos de idade.

Centro de dia em Lisboa

A área sénior é o sector do Centro Social Paroquial da Penha de França que se destina às pessoas mais idosas da Paróquia. Embora todas as valências do Centro estejam estruturadas para apoiar preferencialmente aquelas pessoas, no Serviço de Apoio Domiciliário existe a possibilidade de integrar qualquer pessoa independentemente da sua idade.

Promover a qualidade de vida da pessoa idosa, com opção preferencial pelos mais pobres (social e economicamente)

Promover todas as dimensões da pessoa humana (física, funcional, psíquica, social e espiritual), por forma a permitir um envelhecimento saudável

Desenvolver estratégias preventivas e/ou reabilitadoras de independência e autonomia da pessoa idosa

Para mais informações acerca do CSPPF por favor clique aqui