
GRUPOS

Irmandade de Nossa Senhora da Penha de França e de
São João Baptista
A Irmandade de Nossa Senhora da Penha de França, nasceu há mais de 400 anos, quando no dia 20 de Março de 1599, um grupo de 7 naus ia a caminho da Índia.
A História
Em pleno mar, a tripulação foi "atacada pelo mal da peste". Os mortos iam sendo atirados ao mar, com grande pesar e angústia para todos. Então o Capitão-Mor, D. Jerónimo Coutinho, da Casa dos Atouguias, de acordo com todos os oficiais, "resolveram fazer um voto a nossa Senhora da Penha de França, de se constituírem em Irmandade, se a mãe de Deus os livrasse deste perigo".
Foram logo ouvidos. Desde esse dia, até ao regresso à pátria, ninguém mais perdeu a vida. Por isso, logo que regressaram, antes mesmo de irem ver as suas famílias, foram todos descalços, desde a Igreja de Santos, até ao Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, rendendo-lhe graças, pelos seus favores e protecção. Ali deixaram as suas ofertas, cera e ornamentos que tinham trazido da índia. O seu guardião, que nunca abandonava o Santuário, António Simões recebeu-os e guardou-os com comovida alegria.
Sobre a Irmandade
Actualmente a Irmandade passa por uma etapa de transição e de renovação. No ano de 2017, foi constituída uma nova mesa. O Patriarcado de Lisboa solicitou a renovação dos estatutos para adaptá-los ao Novo Código de Direito Canónico que surgiu depois do Concílio Vaticano II, o que veio a ocorrer nesse ano. Porém o grande desafio da Irmandade está na renovação dos seus membros.
A Irmandade da Penha de França não é um organismo mais da nossa Paróquia; a ela deveriam pertencer todos os paroquianos que amam a Virgem Maria. Neste sentido solicita-se a todos que se inscrevam como membros da Irmandade. Nossa Senhora, que veneramos com o título de Nossa Senhora da Penha de França e assim vos premiará toda a colaboração que prestais para o decorrer das festas em sua honra.
Actualmente os órgãos de governo da Irmandade tem a seguinte composição:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente
Luís Barosa
1.º Secretária
Ana Isabel Botelho
2.º Secretária
Teresa Alexandre
Mesa Administrativa
Juíz
Cláudio Pereira
Vice Juíz
Luís Tomaz dos Santos
Secretária
João Juncais
Concelho Fiscal
Presidente
Maria Manuela Brissos dos Santos
Secretária
Maria Beatriz Valente
Vogal
Cátia Valente
Tesoureiro
Maria Luísa Oliveira
Vogal
Carla Carreira
Nova imagem de N.ª Sr.ª da Penha de França

A Irmandade encontra-se a recolher donativos para a aquisição da nova imagem de N.ª Sr.ª da Penha de França.
Pode colaborar adquirindo os bolinhos de N.ª Sr.ª da Penha de França e os doces de São João Baptista, disponíveis no final das eucaristias de domingo (11h00).
Poderá também contribuir através de donativo para o IBAN da Irmandade: PT50 0018 0003 4671 8235 0208 7.

Leia aqui o comunicado da irmandade de Nª Sr.ª da Penha de França e de São João Baptista sobre a nova imagem da N.ª Sr.ª da Penha de França.
Actividades da Irmandade
A irmandade de N.ª Sr.ª da Penha de França e São João Baptista reza os terços, todos os 1º domingos do mês, às 18h, na igreja.
Veja aqui o plano de atividades para o ano de 2026.
Onde Estamos
Largo da Penha de França, 5
1170-298 Lisboa
Redes Sociais

Associação Pedro Jorge Frassati
Foi há quase 72 anos que a 13 de Abril de 1947, um grupo de jovens onde se podem destacar os nossos associados António Ferreira Juncais, Fernando Morais Sarmento, Manuel Colaço, António Jerónimo, Victor Silva, Waldemar Travassos, Gabriel Lourenço, Fernando Fonseca e Mário Neves, impulsionados pelo Dro. Manuel Máximo Malheiro de Oliveira e Albano Vieira, pilares à época da nossa Paróquia, reuniram-se no Seminário dos Olivais e deram corpo ao Grupo Pedro Jorge Frassati, o primeiro grupo de jovens da nossa Paróquia e, hoje, dos mais, senão o mais antigo a nível Diocesano.
A História
Com uma história dourada nos finais da década de 40 e nas décadas de 50 e 60 do século XX, alicerçada na realização de exposições, colóquios, formações,acampamentos,sessões recreativas e desportivas, acções sociais e viver no dia-a-dia o espírito e ideais do nosso Patrono. Após um período de alguma perturbação e desvio dos nossos objectivos durante as décadas de 70 e 80 do século XX, nos anos 90 o “Grupo” volta a viver páginas de glória e enaltecimento do seu nome com a realização de uma série de exposições sobre os Descobrimentos Portugueses, festas recreativas e solidárias, a prática do ténis de mesa e futsal, formação catequética nas nossas salas entre outras que nos voltaram a encontrar os nossos ideais e objectivos.
No ano de 1997 comemorámos os 50 anos de existência com uma série de iniciativas entre as quais várias exposições, eucaristias solenes, almoço no Salão paroquial com mais de 250 associados e famílias. Em 2005 nasce o projecto da escola de futsal que actualmente conta com mais de 110 jovens com idades entre os 4 e os 19 anos de idade.
Sobre a Associação
Aos dias de hoje estamos a preparar o futuro com uma maior aproximação à Paróquia e à nossa génese com novidades que brevemente esperemos comunicar a toda a comunidade. Actualmente participamos nas diversas actividades da nossa Paróquia como por exemplo a Via Sacra ou as Festas em Honra de Nossa Senhora da Penha de França e São João Baptista. Entretanto vamos começar a preparar as comemorações dos nossos 75 anos, em 2022, com um plano de iniciativas arrojado mas que visará festejar de forma condigna a importância da transmissão dos nossos valores emanados do nosso Patrono: a Alegria, o Desporto, a Actividade de viver o Amor e a Caridade pelos mais necessitados em todas as ocasiões da nossa vida.
Redes Sociais

Agrupamento Escuteiros nº 42
O Movimento Escutista é um movimento de educação não-formal para jovens, voluntário, apolítico e aberto a todos, sem distinção de género, origem, raça ou credo. A nossa Missão é contribuir para a educação dos jovens, oferecendo-lhes a oportunidade de se desenvolverem emocional, intelectual, física e espiritualmente como indivíduos, como cidadãos globais responsáveis, membros das suas comunidades locais, nacionais e internacionais, através de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se realizam enquanto indivíduos e desempenham um papel construtivo na sociedade.
O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português é um movimento da Igreja Católica onde a Animação da Fé, característica do Escutismo do CNE, é feita naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seus associados, pelo testemunho da vida em comunhão eclesial.
A História
No início dos anos 50 do século passado, chegou à nossa Paróquia o Padre João de Brito Atanásio que, tendo tomado contacto com o Escutismo no Seminário, estabeleceu contacto com os responsáveis pela Região escutista de Lisboa, no sentido de criar na Penha de França uma Alcateia. Foi esta medida que levou ao nascimento do Escutismo na Penha de França e à criação, em 27 de Abril de 1952, da Alcateia 59 (posteriormente Alcateia 8) – Nª Sra. da Penha de França. Nesta época, não existiam Agrupamentos. As Alcateias, os Grupos e os Clãs eram independentes, constituídos unicamente por rapazes, e tinham, claro está, de ter pelo menos um Dirigente investido para serem filiados.
A 31 de Janeiro de 1955, precisamente um dia depois de completar 21 anos de idade (a idade da maioridade, à
época), o Caminheiro Carlos Mana é investido Dirigente e é filiado no CNE o Grupo 45 (posteriormente Grupo 3) –
Padre Damião. Claro está que os Lobitos se fazem Exploradores e os Exploradores, Caminheiros. O passo seguinte chegou quatro anos depois.
Foi a 28 de Março de 1959 que o Clã 5 – Infante Santo nasceu e, com ele, se filiou no CNE o Agrupamento 42 – Penha de França. Mais tarde, já nos anos oitenta, os Grupos de Exploradores foram divididos em duas Unidades independentes: os Grupos Exploradores Juniores e os Grupos Exploradores Seniores (mais tarde designados Grupos Pioneiros). O nosso Grupo Pioneiro 79 – São João Baptista veria a luz do dia a 20 de Fevereiro de 1988. Actualmente, entre Lobitos (6 – 10 anos), Exploradores (10 – 14 anos), Pioneiros (14 – 18 anos), Caminheiros (18 – 22 anos) e Dirigentes somos 79 elementos, que procuram continuar a fazer crescer o Movimento criado por Baden- Powell em Brownsea, em 1907, e “a procurar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos”, conforme ele nos desafiou um dia.
Onde Estamos
Corpo Nacional de Escutas
Agrupamento 42 – Penha de França
Largo da Penha de França, 3
1170-298 Lisboa













